Caio prevê aumento de até 10% na produção em 2018


A fabricante de carrocerias para ônibus Caio Induscar deve encerrar o ano com um crescimento de 7% a 10% na produção em relação ao ano passado, quando foram fabricadas um total de 4.820 unidades da marca. De janeiro a julho, a produção da Caio somou 2.106 carrocerias. Segundo Maurício Lourenço da Cunha, diretor industrial da Caio, esse volume é cerca de 15% superior a igual período do ano passado. O crescimento, porém, deu-se de forma instável e foi mais expressivo nos primeiros três meses do ano.

A encarroçadora vai entregar 250 micro-ônibus F2400 e 250 Millennium BRT, que serão utilizados no transporte urbano da cidade de Lagos, na Nigéria

As exportações representaram perto de 5% da produção do primeiro semestre, quando foram vendidas 304 carrocerias para o exterior, e devem aumentar nos próximos meses. Isto porque a empresa vai entregar as unidades encomendadas em um grande contrato fechado com a Nigéria, de 500 ônibus com chassis Mercedes-Benz, o que deve elevar a participação das exportações para perto de 15% da produção. São 250 micro-ônibus com carroceria F2400 com chassi LO 915 e 250 urbanos modelo Millennium BRT, com chassis O 500 U, que serão usados no transporte de passageiros na cidade de Lagos, a mais populosa daquele país.

As primeiras unidades da encomenda, feita pelo Grupo Coscharis, já partiram e a previsão é de entrega total até o final deste ano. “Estou mais esperançoso com 2019, coisa que não estava há três anos”, exclama Cunha. Ele revelou também que o fato de acionistas da Caio terem adquirido e estarem reerguendo a antiga fábrica da Busscar, com sede em Joinville (SC), já está abrindo portas para a Caio no Sul do país. Cunha diz que torce para que a licitação para operação do transporte público de São Paulo, suspensa recentemente, seja retomada em um ambiente menos político, já que o país está às vésperas da eleição presidencial. Historicamente, a Caio sempre foi muito forte em são Paulo, com participação superior a 80% do mercado de ônibus da capital, e o executivo destaca a importância de que o processo envolva uma discussão mais técnica, “pensando no usuário e na viabilidade econômica de um contrato que pode ser de 15 a 20 anos”.


Ônibus elétrico da BYD encarroçado pela Caio

A encarroçadora aproveitou a Lat.Bus – Feira Latino-Americana do Transporte, realizada em São Paulo, para expor seus produtos mais recentes e, principalmente, alguns direcionados a soluções de mobilidade, como a carroceria Millennium com motor elétrico da BYD. “Temos uma gestão forte, consciente de sua responsabilidade em sempre oferecer ao mercado produtos de vanguarda, antecipando tendências e necessidades. O resultado dessa dedicação é o nosso share de, aproximadamente, 60% no segmento, em 2017. 

Nos sentimos honrados e selamos nosso compromisso em continuar oferecendo as soluções que fazem a diferença na mobilidade urbana”, declara Cunha. Em seu estande na Lat.Bus, a Caio expôs os urbanos Millennium BRT Superarticulado, que tem tomado as ruas da cidade de São Paulo; Millennium motor traseiro, nas versões padron e elétrico; Apache VIP, na versão 15 metros; e o micro F2400. O Millennium BRT Superarticulado, na versão SPTrans, acomoda 175 passageiros, mas pode ser configurado para até 200 passageiros, com acessibilidade. Conta com tomadas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos e wi-fi. 

O Millennium motor traseiro, nas versões padron e elétrico, está em sua quarta geração, também é bastante usado na capital paulista, tem 13,45 metros e capacidade para 90 passageiros. É equipado com tomadas USB, ar-condicionado e vidros colados na cor fumê. O Millennium apresentado na versão elétrica possui baterias com autonomia de, em média, 250 km, e capacidade de reverter a energia cinética em elétrica nos momentos de frenagem dos ônibus. O modelo Apache VIP, na versão 15 metros, é o carro-chefe da Caio, está em sua quarta geração, conta com ar-condicionado e janelas coladas com vidros na cor fumê, itinerários e iluminação interna em Led. 

O último eixo é direcional, o que facilita a operação do condutor. Tem capacidade para 100 passageiros, inclui rampa móvel para total acessibilidade e é indicado para linhas com grande demanda de passageiros. Já o micro F2400 foi projetado para facilitar a manutenção e reposição de itens, com valores mais acessíveis. Foi concebido com novos materiais que garantem leveza e melhor acabamento, como o polipropileno, aplicado em vários componentes internos. 

O conjunto do painel e cofre do motor com novo design, dão maior conforto térmico e acústico aos passageiros. A base que reveste todo o patamar do motorista minimiza a entrada de calor e ruídos e o novo design facilita o acesso do condutor aos instrumentos. 

A central elétrica, embutida na base do painel, dá melhor acesso à manutenção. Simonetta Pucciarini Cunha, diretora de marketing do Grupo Caio, destaca que os ônibus da marca usam cores, imagens e grafismos que tornam o salão interno um local agradável e com um toque de modernidade. “Os revestimentos inovadores, produzidos pela técnica de arte digital, são resultado de estudos realizados com base na harmonia de cores e os sentidos que as mesmas ativam”, complementa.


Ônibus do Rio
Fonte: Future Transport

Ônibus do rio
Ônibus do rio

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.