Volkswagen trará ônibus eletrificados para o Brasil em 2020


A Volkswagen apresentou seus modelos de ônibus e caminhos eletrificados que devem chegar ao Brasil no ano que vem. A montadora alemã criou um conceito chamado e-Consórcio, que possui previsão de investimento de R$ 1,5 bilhão apenas para estes veículos. Com essa medida, a empresa quer compartilhar infraestrutura, desenvolvimento, montagem e gerenciamento de ciclo de vida de caminhões elétricos. 

O primeiro produto que será fabricado será o caminhão EV e-Delivery, em Resende (RJ), previsto para chegar ao mercado em 2020. O e-Delivery será equipado com um motor elétrico de 272 cv e 219 kgfm de torque, na versões de 11 e 14 toneladas. Haverá, também, uma variante de 4 toneladas, com um conjunto menos potente de 115 cv e 28,5 kgfm. Em todos os casos, o caminhão tem autonomia em torno de 200 km, sem contar a recuperação de energia através dos freios, como já é vista em outros carros elétrico e híbridos.


O segundo produto previsto é o Volksbus e-Flex, ônibus que ainda está em fase de testes e que traz a ideia de uma motorização mista - e não híbrida. Ele pode rodar por 200 km usando apenas a energia das baterias e pode usar o motor a combustão (1.4 TSI flex ou a versão a gás natural 1.4 TGI) como gerador de energia para as baterias - como a BMW faz com o i3.

De acordo com o pessoal do Motor1, e-Consórcio é uma evolução do Consórcio Modular criado pela Volks, no qual a fabricante divide a montagem dos veículos dentro da fábrica com sete fornecedores. O novo sistema traz mais empresas e prevê mais etapas do processo além da produção, como a Siemens, que fornecerá infraestrutura, carregadores e energia; CATL e Moura irão fornecer, gerenciar e fazer a manutenção das baterias; e Bosch, WEG e Semcon desenvolverão componentes específicos para os veículos eletrificados.



Ônibus do Rio
Fonte: https://canaltech.com.br/  /  Fonte: Motor1
Ônibus do rio
Ônibus do rio

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.