FAOL entra na Justiça para pedir reajuste de tarifa


A Faol (Friburgo Auto Ônibus) entrou na Justiça para pedir um reajuste na tarifa de ônibus de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A viação abriu uma ação judicial na 3ª Vara Cível da cidade para solicitar que o valor passasse dos atuais R$ 3,95 para R$ 4,20. Apesar de a solicitação ter sido feita na Justiça, a Prefeitura negou o aumento no valor da passagem. 

O pronunciamento da administração municipal foi feito nesta quarta-feira, 9 de janeiro de 2019. Em nota enviada ao G1, a Prefeitura de Nova Friburgo disse que “ainda não foi notificada da ação que a Faol ingressou na Justiça” eque “não irá conceder o reajuste na tarifa de ônibus, conforme solicitado pela empresa”. O contrato de concessão para o transporte coletivo expirou em 23 de setembro de 2018. 


Até então, a Faol operava na cidade por meio de um contrato firmado entre as partes. Entretanto, para que os moradores não ficassem sem ônibus, a Faol e a Prefeitura assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, para que o serviço continuasse sendo prestado até o resultado de uma licitação para a concessão do transporte público. Sobre a licitação, a Prefeitura disse ao G1 que “está em andamento e em breve será concluída” e que “não foi viabilizada nenhuma ferramenta jurídica para substituição do TAC firmado junto ao MPRJ porque a Prefeitura acredita que o mesmo será homologado pela Justiça”. 


Ônibus do Rio
Fonte: Jessica Marques / Diario do Transporte
Imagem: Alexandre Britto


Ônibus do rio
Ônibus do rio

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.