Auto Viação Bangu - Historia


A Auto Viação Bangu foi fundada em 28 de Junho de 1962, nesta época a empresa contava com 12 lotações em sua frota e era administrada por um pequeno consorcio composta por 10 sócios.

Sua primeira linha era a S13, que ligava os bairros de Bangu e Cascadura, o recolhimento da frota era feito dentro de um galpão que ficava na Rua Francisco Real em Bangu e três anos depois foi construída uma sede na Rua Açurunã, e ali passou a guardar os carros da empresa. Ainda em 1965 a Viação Redentor passou a operar a linha S12, que ligava os mesmos bairros da linha S13, operada pela Auto Viação Bangu.

Uma reviravolta ocorreu em 1963, com muitas lotações na cidade, por determinação do governo Lacerda, as lotações que circulavam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro deveriam ser substituídas por ônibus. Fazendo com que as empresas investissem pesado em um curto prazo na compra de novos ônibus. alem dessa mudança, também ficou determinado uma quantidade minima de 25 veículos por empresa. para isso a Auto Viação Bangu adquiriu a Auto Viação Camará, que operava a linha S18, que ligava Marechal Hermes a Senador Camará.

Já com 35 carros a Auto Viação Bangu absorveu a linha 745, junto com os 25 carros da Transportes Princesa em 1968. Elevando a sua frotas a 60 carros, já uma nova exigência do Governo Lacerda naquela época. As linhas operadas por lotações foram extintas e a Auto Viação Bangu adquire linhas de ônibus como:

744 - Cascadura - Jardim Novo
746 - Cascadura - Senador Camará
A linha 745 que era a antiga S12, que era operada pela Redentor, passou a ser operada pela Transportes Princesa, que apos a compra passou a ser operada pela Auto Viação Bangu. A garagem da Rua Boiobi em Bangu que era da Transportes Princesa, também passou para a Auto Viação Bangu.


Em 1979, a Auto Viação Bangu contava com uma frota de 82 ônibus, e com isso recebeu novas linhas, que com o tempo algumas foram sendo modificadas e outras não tendo muito sucesso foram extintas.
739 - Capelinha - Bangu
794 - Capelinha - Cascadura
795 - Capelinha - Senador Camará
796 - Capelinha - Senador Camará
797 - INPS - Sandá
798 - Bangu - Jardim Água Branca

Com a aquisição da linha 391, Tiradentes Realengo, a frota da Bangu teve um aumento de 40 ônibus. Antes de ser 391 a linha era 269 ainda operada pela Viação São Ricardo, sofreu alterações, antes sendo Marechal Hermes Tiradentes, passou a ser Realengo Tiradentes. Em 1982 a Auto Viação Bangu criou a linha 383, Realengo Tiradentes, e neste mesmo ano a empresa se associou a Viação Andorinha ( 14.000 ). E em seguida fundiu-se mantendo a majoritária Auto Viação Bangu. Ainda neste ano a empresa deixou de usar suas cores verde e amarelo para usar o vermelho e bege que é super conhecida por todos. Em seguida inaugurou sua nova garagem em Magalhães Bastos para guardar seus então 239 ônibus. 


Em 1990 foi criada a linha 790, que liga os bairros de Campo Grande e Cascadura, com duas variantes. A linha era operada por duas empresas na ocasião, a Auto Viação Bangu e a Transportes Oriental. como eram duas variantes as duas empresas se revesavam, para que não haja desigualdade  nos lucros cada semana uma operava uma variante, e toda segunda feira era feita a troca.
790 Cascadura - Campo Grande - Via Vila Kennedy 
790 Cascadura - Campo Grande - Via Vila Aliança

Nesta mesma época, um projeto idealizado pelo Gerente da Bangu Natan Pereira foi implantado, o ônibus Taiobão, onde três empresas da Zona Oeste passaram a ter em sua frota veículos com o layout alterado, sobre a pintura folhas de Taioba, e o interior dos veículos com os bancos um de frente para o outro, tipo trem, com o encosto virado para as janelas. dando espaço para o embarque de caixas, caixotes, carrinhos e etc. A Oriental e a Bangu tinham estes veículos na 790.


Em 1991 a Prefeitura determinou que fossem feitas algumas mudanças, como o numero de ordem que passou a ser bem menor, localizado na saia lateral, com isso o nome da empresa passou a ser grande e próximos as portas fossem colocadas duas placas, na porta de embarque a placa com a linha, destino e todo o itinerário escrito poe extenso. e na porta dianteira uma outra placa onde diz quais pessoas tem direito a gratuidade. Alem disso neste mesmo ano as montadoras passaram a montar as carrocerias com teto solar, e no Rio o espaço entre a traseira e a porta de embarque era maior em sua maioria.


Em 1994 mais uma mudança da prefeitura, buscando melhorias para o transportes foram criadas novas regras e claro que sobrou para identidade visual. o Numero de ordem passou a ser bem grande no centro do carro e o nome da empresa passou a ser vista dentro de uma chamado crachá. Muitas empresas tiveram que adaptar a pintura para se adequar, porem a Bangu como já estaria prestes a passar por mudanças internas só realizou a mudança nos números e nome da empresa.

Em 1993 com a inauguração do Terminal Rodoviário de Deodoro, a Auto Viação Bangu recebeu novas linhas que serviam para dar um suporte nas suas linhas, porem com o tempo essas linhas foram sendo extintas por falta de passageiro, pois a demanda foi muito baixa, só dando prejuízos a empresa com consumo de Óleo e impostos, alem de custo funcional. Linhas fracas que eram sobrepostas as suas linhas.
715 - Deodoro - Jardim Novo ( 744 )
716 - Deodoro - Barata  ( 742 )
717 - Deodoro - Murundu  ( 777 )
719 - Deodoro - Senador Camará  ( 746 )

Procurando Melhorar ainda mais os seus serviços em 1994 ainda a Auto Viação Bangu passou por uma reformulação e foi dividida em duas, com isso surgia a Viação Andorinha com o prefixo 59.000. Nesse momento a diretoria adquire uma grande quantidade do Marcopolo Torino LN como renovação de frota. Algumas semanas depois já no inicio de 1995 surge emfim a Viação Andorinha, parte da frota ainda nas cores bege e vermelho passam a receber a numeração de ordem e o nome Andorinha e passam a recolher na garagem que foi reativada na Rua Boiobi.


Em 1995 ainda no primeiro trimestre surge a nova identidade visual da Auto Viação Bangu, nas cores azul, vermelho com o fundo totalmente branco. tanto o layout da Bangu quanto o da Andorinha são nas mesmas cores. as linhas também divididas passam por reformulação operacional.

Auto Viação Bangu
383 - Realengo - Tiradentes
715 - Deodoro - Jardim Novo
716 - Deodoro - Barata
717 - Deodoro - Murundu
725 - Ricardo de Albuquerque - Cascadura
739 - Bangu - Capelinha
741 - Barata - Bangu
742 - Barata - Cascadura
743 - Barata - Bangu
744 - Realengo - Cascadura
777 - Madureira - Padre Miguel
794 - Bangu - Cascadura

Viação Andorinha
391 - Padre Miguel - Tiradentes
719 - Deodoro - Senador Camará
745 - Bangu - Cascadura
746 - Senador Camará - Cascadura 
790 - Campo Grande - Cascadura
797 - Bangu - Sandá
798 - Bangu - Jardim Água Branca
799 - Jardim Violeta - Magalhães Bastos
800 - Marechal Hermes - Santíssimo
960 - Senador Camará - Penha ( mudando para 926 )




No final dos anos 90 com o crescimento do transporte alternativo ( o pirata ), varias empresas em sua maioria da zona oeste passaram por grandes dificuldades, e mesmo com novos investimentos não se conseguiu levantar as empresas em questão, e a Auto Viação Bangu foi uma delas, e foi feito alterações na operação e em outras partes da empresa para tentar recuperar seus clientes. Uma investida foi a criação de um novo layout, e a chegada de novos ônibus, desta vez micros e micro master para que possa competir melhor com o transportes alternativo.

Em 2007 a Auto Viação Bangu acaba sendo vendida para um Grupo de empresários, os novos donos da Bangu foram bem audaciosos, pois alem da compra da empresa, ainda injetou mais de 130 ônibus zero km, da Mascarelo com chassi Volkswagen, alem de 10 Neobus Mega com ar condicionado. Um novo layout foi solicitado ao Designer de frota Alvaro Gonzalez da ID Bus. deixando assim a Bangu com um visual totalmente moderno e atual.


em 2008 com o fechamento da empresa Oriental e tempos depois da Ocidental, a Bangu passou a operar novas linhas destas duas extintas empresas, alem de reativar algumas linhas que já eram suas e que foram desativadas pela antiga administração. Linhas como 725, 742, 743 e 739.

A Bangu fez uma compra em acordo com a Transportes Campo Grande, a mesma passou a linha 367 que era da Feital, e em troca a Bangu pagou a compra de alguns ônibus para a Campo Grande, foi quase que uma troca, porem especula-se que também rolou uma valor em dinheiro. 


Em 2010 a Prefeitura criou um plano para afundar com todas as empresas, e passou a ter controle de inumares linhas e com a Bangu não foi diferente. A Bangu assim como as demais da capital foi obrigada a tirar seu layout e passar a usar uma pintura padronizada, e com o plano da prefeitura não foi útil para as empresas com o tempo o desgaste e o baixo faturamento das empresas foram jogando as mesmas cada vez mais para baixo.

A Auto Viação Bangu passou a operar a linha 870 com o fechamento da Algarve, e também passou a participar de linhas alimentadoras e do próprio BRT, com veículos de um vagão só. Porem como a prefeitura paga as empresas por quilometro rodado isso fez com que varias empresas fechassem as portas.


No segundo semestre o Grupo Redentor iniciou uma negociação com a diretoria da Bangu, onde segundo informações já teria pago a primeira parcela do valor da venda. Porem com o passar dos meses as coisas no setor foram piorando e depois de varias greves dos funcionários da Bangu, eis que a empresa não suporta a pressão, as dividas e a atual situação do setor e fecha suas portas no dia 16 de Maio de 2016.

Suas linhas foram repassadas para a Transportes Barra, empresa do Grupo Redentor já que havia em andamento uma negociação que ate agora não sabemos ate onde realmente chegou.

Triste fim de uma grande empresa que fecha as portas e deixa alem de centenas de funcionários desempregados, também acaba com uma historia de luta, trabalho e superação. Uma empresa que marcou a historia e deixou saudades. 

Linhas que a empresa operava quando fechou:
364 - Jardim Bangu - Tiradentes
365 - Mendanha - Tiradentes
367 - Realengo - Praça 15
379 - Catiri - Tiradentes
383 - Realengo - Tiradentes
389 - Vila Aliança - Carioca
394 - Vila Kennedy - Tiradentes
395 - Coqueiros - Tiradentes
741 - Bangu - Barata
742 - Padre Miguel - Cascadura
743 - Bangu - Barata
744 - Realengo - Cascadura
777 - Padre Miguel - Madureira
794 - Bangu - Cascadura
801 - Bangu- Merk
803 - Merk - Senador Camará
870 - Bangu - Sepetiba
936 - Campo Grande - Cidade Universitária
BRT 17 - Campo Grande - Santa Cruz


Veja a galeria de fotos da Auto Viação Bangu



Fonte:
http://mobilidadefluminense.com.br/auto-viacao-bangu.php
Ônibus do rio
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