Dentro de 100 dias, a licitação dos ônibus intermunicipais metropolitanos do Rio de Janeiro estará com o edital revisto e nas ruas para atrair novas empresas ao Estado.
Esta é uma das promessas do governador recém-empossado, Wilson Witzel em seu plano de metas para até 2022, apresentado no início da gestão.
“Revisar o contrato vigente e o edital de licitação da concessão do serviço de ônibus intermunicipais”, é uma das metas para a Secretaria de Transporte, sob o comando do brigadeiro reformado Robson Fernandes Ramos, de 60 anos.
Além de ser uma oportunidade para melhorar os transportes, a licitação, que já deveria ter sido finalizada, integra o plano de recuperação fiscal do Estado do Rio de Janeiro, cujo acordo foi formalizado com o Governo Federal.
Como mostrou o Diário do Transporte, o atraso no cronograma da licitação, preocupa a União:

A licitação dos transportes intermunicipais de caráter metropolitano do Rio de Janeiro deve gerar impactos positivos de R$ 777 milhões aos cofres do Estado.
A previsão é que sejam investidos R$ 7,1 bilhões em 20 anos apenas na modernização da frota de ônibus. A outorga mínima deverá render aos cofres públicos R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 1,36 bilhão até 2023.
Outra meta para área de transportes, em 100 dias, é “estruturar um grupo de trabalho para viabilizar uma solução técnico-jurídica para a questão da linha 4 do metrô (Gávea)”
Em dezembro, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) determinou que seja feita a devolução de R$ 2,7 bilhões desviados de obras da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. Segundo o órgão de contas, o estado deve ser ressarcido pelo ex-governador Sérgio Cabral, além do ex-secretário estadual de Transportes Julio Lopes e consórcios.
Segundo o TCE, os envolvidos devem ser proibidos de ocupar cargos comissionados ou assumir funções de confiança na administração pública.
Em 18 de dezembro, a Justiça decidiu bloquear os bens do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral em uma ação que investiga desvios de dinheiro em obras das linhas 1 e 4 do Metrô do Estado.
No plano de metas, Wilson Witzel ainda promete para a área de transportes, em 100 dias, “realizar estudos técnicos para o aperfeiçoamento da malha férrea do estado do RJ com empréstimos do Banco Mundial” e “analisar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos entre o estado e a empresa concessionária CCR Barcas para garantir a continuidade do serviço das barcas na Baía de Guanabara”.
Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, de um total de 647 iniciativas propostas, 104 foram destacadas para entrar na agenda governamental de 100 dias e 99, para os 180 dias.
“As medidas foram selecionadas de acordo com a relevância, o impacto e a viabilidade. Todas estão aglutinadas em quatro eixos: segurança jurídica e cidadã; modernização da gestão e aceleração da eficiência pública; desenvolvimento humano e social; e desenvolvimento econômico e regionalização”. – diz a nota.
Ônibus do Rio
Fonte: Diario dos Transportes / Adamo Bazani
Imagem: Alexandre Britto