Marcopolo vende 342 ônibus para o Sistema Transantiago

Uma das principais fornecedoras de ônibus para o sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Santiago do Chile, o Transantiago, a Marcopolo, em parceria com a Mercedes-Benz, fechou a venda de 342 novas unidades para diferentes operadores daquele país. 

Dos modelos Torino Low Entry Articulado e Torino Low Entry, é a primeira frota em operação na América Latina com a tecnologia Euro 6, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação. De acordo com André Armaganijan, diretor do Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, o fornecimento reforça a participação da fabricante brasileira no sistema Transantiago e demonstra a posição de vanguarda da empresa no desenvolvimento de produtos adequados à tecnologia Euro 6, utilizada apenas nos mais avançados mercados no mundo. 

 150 ônibus já foram fabricadas em Caxias do Sul e embarcadas para o Chile.


“As primeiras 150 unidades foram produzidas durante o mês de dezembro em nossa planta de Ana Rech e estão sendo embarcadas para o Chile”, destaca o executivo. Os 342 novos ônibus foram adquiridos por três dos maiores operadores do sistema Transantiago: Metbus, STP Santiago S.A. e Redbus Urbano S.A. Está é a primeira vez que a Marcopolo fornece para essas empresas e é resultado das ações da fabricante para estar cada vez mais próxima dos seus clientes, entender as necessidades operacionais e poder desenvolver e entregar veículos totalmente adequados às suas aplicações. 

Este é um dos mais importantes negócios fechados pela Marcopolo no continente latino-americano e amplia a participação da marca no país vizinho. “O Chile foi, em 2018, o principal mercado exportador na América do Sul, com mais de 970 unidades. O novo fornecimento para o Transantiago vinha sendo negociado há meses e a equipe multifuncional criada especificamente para este projeto trabalhou para desenvolver dois modelos diferenciados que pudessem oferecer o máximo em segurança, conforto, robustez e eficiência”, enfatiza o diretor do Negócio ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa. 

Os novos ônibus Torino Low Entry e Low Entry Articulado possuem transmissão automática e piso baixo, com grande capacidade para o transporte de passageiros, e contam com nova cabine que destaca a segurança e a ergonomia para os motoristas. 

Com novo desenho e comandos de fácil e rápido acesso, tornam a condução menos desgastante e mais confortável. Internamente, os veículos oferecem ainda sistema de ar-condicionado, novos assentos estofados, tomadas USB, tubos e pega-mãos para os passageiros em aço inox, vidros colados e preparação para instalação de todos os equipamentos de gestão de frota utilizados no sistema Transantiago.


Marcopolo fornecedora do Transantiago 

O sistema Transantiago foi idealizado em 2002, como forma de melhorar o transporte coletivo urbano na capital do país. O início de operação ocorreu em 2005 e, desde então, mais de seis mil ônibus já foram fornecidos às diversas empresas que atuam nas cerca de 380 linhas. Deste total, a Marcopolo tem importante participação com o fornecimento de mais de 2900 unidades dos modelos convencionais e articulados e micro-ônibus.


Ônibus do Rio
Fonte Shoptrans
Imagem: Divulgação


Ônibus do rio
Ônibus do rio

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.