Busscar prepara lançamento de mais dois modelos - Ônibus do Rio

Noticias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

18 de agosto de 2018

Busscar prepara lançamento de mais dois modelos

Com quase dois meses de atividade industrial e depois de cerca de seis anos desativada, a Busscar – marca que agora é gerida pela Carbuss Indústria Catarinense de Carrocerias – tem hoje cerca de 100 ônibus comercializados, considerando os que estão em produção e os que já estão sendo entregues. Outros 60 veículos foram encomendados, o que representa mais um mês e meio de produção garantida à frente. Essas 100 primeiras unidades foram comercializadas de maneira pulverizada no mercado interno e uma boa parcela, perto de 30%, será exportada. 


O modelo Vissta Buss 360 já é o carro-chefe da encarroçadora, seguido pelo Vissta Bus 340 e pelo Vissta Buss Double Decker, todos direcionados aos segmentos rodoviário, fretamento e turismo, e a empresa já anuncia o lançamento de dois novos modelos para os próximos meses: o Vissta Bus 400, que pode ser apresentando ao mercado ainda este mês, e o ElBuss 320, um carro para fretamento que deve ser lançado na virada de setembro para outubro. A encarroçadora também tem em seus planos lançar um micro-ônibus executivo, uma versão derivada do micro executivo da Caio Induscar. 

A empresa já anuncia o lançamento de dois novos modelos para os próximos meses: o Vissta Bus 400, que pode ser apresentando ao mercado ainda este mês, e o ElBuss 320, um carro para fretamento que deve ser lançado na virada de setembro para outubro. 

Maurício Lourenço da Cunha, diretor industrial da Busscar, diz que a administração procura dimensionar a empresa para o volume de vendas. Atualmente são fabricados cerca de dois ônibus por dia; a previsão é chegar a quatro veículos por dia no próximo ano. “Nosso objetivo é entregar qualidade”, afirma. Ele explica que a maior parte da equipe tinha a experiência da antiga Busscar, mas estava há quase seis anos parada. “Tivemos que treinar esse pessoal com os protótipos, agora estão todos saindo com a mesma qualidade, mas com prazos de produção mais longos. O tempo de produção vem gradativamente diminuindo e a qualidade vem sendo construída com menos esforço”, relata. 

Dois pontos importantes preservados na nova gestão foram pedidos feitos por antigos clientes da Busscar: “Era uma unanimidade entre todos os clientes de ônibus rodoviário: não mexer na estrutura e nas poltronas, que são de fabricação própria” 

Segundo Cunha, a proposta de aquisição feita ao poder judiciário dos ativos da falida Busscar teve como pré-requisito ir antes até a fábrica para checar e confirmar a existência dos projetos de engenharia, da estrutura e dos ferramentais (moldes, ferramentas de estampas etc.) para produção dos novos ônibus. “Se isso não existisse, talvez nem três anos fossem suficientes para começar uma fábrica do zero e para começar do zero não valeria a pena comprar uma fábrica que ficaria três anos fechada. Nós ficamos um ano recompondo a empresa, ajustando layout e revisando maquinário”, conta o executivo. A empresa investiu mais de R$ 100 milhões em adequações de maquinário, atualizações de projetos e design de produtos, modernização do parque fabril e áreas de apoio. 

Dois pontos importantes preservados na nova gestão foram pedidos feitos por antigos clientes da Busscar: “Era uma unanimidade entre todos os clientes de ônibus rodoviário: não mexer na estrutura e nas poltronas, que são de fabricação própria”, assinala. Obviamente foram atualizados e modernizados alguns pontos das poltronas, como peças de plástico de acabamento e revestimento, mas foi mantida a essência e a estrutura que tanto agradava ao mercado. A empresa desenvolveu novos fornecedores regionais e retomou antigos fornecedores da Busscar. 

A Carbuss manteve todo o cadastro de clientes da Busscar, logo que a equipe comercial foi formada começaram a visitação aos clientes e os contatos foram intensificados à medida que ficavam prontos os protótipos para apresentação. “O cliente tem que ver o produto para confirmar as expectativas e realizar o pedido”, diz Cunha. 


A empresa não pretende entrar em uma guerra de preços. “Viemos vender um produto de qualidade pelo melhor preço possível, é o mesmo que fazemos com a Caio”, destaca. Nesse processo todo, foi relevante o fato de os principais acionistas da Carbuss serem acionistas também da Caio Induscar porque, na avaliação de Cunha, a experiência e a solidez da Caio dão tranquilidade para os clientes. “Isso também ajuda no conhecimento técnico do produto, da empresa, e facilita para reduzirmos o custo dessa retomada e para aproveitarmos sinergias. 

De um mês para cá, o mercado está vendo que Caio é Busscar e Busscar é Caio e o nosso objetivo é juntar e levar para o cliente o melhor dos dois mundos. Entendemos que atingimos um estado de qualidade muito bom no urbano e é a mesma coisa que vamos levar à Busscar”, enfatiza. Cada empresa continua com a sua engenharia, foi integrada a área de suprimentos para aproveitar a escala que a Caio tem e vai ser integrada a engenharia experimental porque é uma área em que a Busscar sempre muito avançada. Foi relevante o fato de os principais acionistas da Carbuss serem acionistas também da Caio Induscar porque, na avaliação de Cunha, a experiência e a solidez da Caio dão tranquilidade para os clientes. 

O executivo destaca que a Busscar tem clientes fiéis, como a Saritur e a Gontijo, e que vários deles estão ansiosos pela consolidação da retomada da encarroçadora. Uma primeira unidade está para ser entregue à Gontijo, modelo Vissta Buss 360, com chassi Mercedes-Benz de três eixos e 14 metros de comprimento. “Não temos dúvida de que o retorno da Busscar ao mercado de uma forma consistente é uma questão de tempo, não temos medo e não temos pressa. Chegamos com confiança e com tranquilidade e com trabalho vamos mostrar a que viemos, assim como fizemos na Caio. Fomos devagar, mostrando e melhorando nosso produto, aprimorando o que fazíamos para conquistar e manter nossos clientes”, assinala.


Ônibus do Rio
Fonte:>

Post Top Ad

Responsive Ads Here